A Marta Jordão, a nossa Project Manager de Eficiência Energética foi desafiada a responder a algumas questões sobre o MOVE+, o que levou a Helexia a implementar esta certificação e os seus benefícios, bem como a oportunidade de integrá-la nos nossos serviços, como oferta aos nossos clientes.
O que é a Certificação Move + da Adene?
O sistema MOVE+ é uma ferramenta criada pela ADENE com vista a promoção de uma mobilidade mais eficiente. Este sistema baseia-se na avaliação e classificação do desempenho energético das frotas automóveis com o objetivo de identificar oportunidades e poupanças de combustível (redução de custos) e de minimização de impacte ambiental.
Quais as vantagens para a Helexia na aposta desta certificação e como podem os nossos clientes implementá-la também?
Atuamos como facilitadores para uma Mobilidade mais sustentável pelo que para isso todos os stakeholders têm de fazer parte desta missão, desde os nossos colaboradores, aos nossos parceiros e fornecedores. O MOVE+ é uma ferramenta que nos veio trazer uma maior consciência interna sobre o nosso desempenho na mobilidade e é sem sombra de dúvidas uma ferramenta que complementa o nosso leque de serviços e a nossa missão.
A certificação MOVE+ vem reconhecer a aposta que tem sido feita pela nossa empresa na melhoria contínua da frota ao nível da eficiência energética, ajudando também a identificar as oportunidades de redução dos custos operacionais, redução das emissões de CO2 e a tornar a nossa frota mais sustentável.
A Helexia trabalha em conjunto com os seus clientes para que possam também fazer a sua transição energética nas várias áreas da sua atividade. A mobilidade é mais uma das dimensões onde atuamos. Para tal, basta preencherem o nosso formulário de contacto.
Que classificação obteve a Helexia e como se desenrolou o processo?
A Helexia viu os seus esforços retribuídos e obtivemos nesta primeira avaliação uma classificação B. O acompanhamento dos nossos objetivos é essencial para perceber o impacto das ações e adaptar atempadamente, sempre que necessário.
O sistema é baseado na valorização de boas práticas para a gestão otimizada da frota a diferentes níveis, pelo que numa primeira fase passa por recolher informação sobre a frota e sobre as atuais práticas na empresa, no que refere a Gestão das Viaturas, Gestão de Condutores, Gestão da Manutenção e Gestão de Consumos.
Numa segunda fase definimos o nosso roadmap, ou seja, o que vamos fazer para aumentar o desempenho da nossa frota e onde queremos estar nos próximos anos, com metas claras e bem definidas. Estes objetivos têm que ser claramente compreendidos por toda a equipa, todos fazemos parte da equação e são as nossas ações e comportamentos diários que nos vão ajudar nesta concretização. É um desafio partilhado por todos.
Desenvolvemos um canal de comunicação interno para o efeito, onde partilhamos informação e onde temos acesso sobre o desempenho da nossa frota, de forma periódica, e ao follow-up contínuo dos indicadores definidos.
Que tipo de acompanhamento é necessário para se implementarem mais melhorias?
O nosso objetivo é melhorarmos continuamente e para isso já temos delineada uma estratégia para conseguir atingir a classificação A no decorrer deste ano.
E para tal, vamos apostar num maior controlo na área da manutenção preventiva; em requisitos mínimos específicos quanto à classe energética dos pneus das viaturas; sempre que for adequado, optar por viaturas com propulsão alternativa (pe. elétricas) e vamos também investir na formação em eco-condução aos nossos colaboradores.